sempre em frente

O melhor amigo do meu pai da faculdade de engenharia se foi. Meu tio. Padrinho da minha irmã. Compadre dos meus pais, que são padrinhos do filho deles. Eu lembro que sempre me senti muito acolhida e amada quando encontrava a família Mendes, ainda que a gente se visse pouco. Uma vez por ano, talvez duas, no máximo. A amizade dos meus pais com os padrinhos da minha irmã é daquele tipo que quando se encontra é como se nunca tivesse deixado de se ver. O tio era professor. Falava alto, era muito inteligente, gostava de política e escrevia artigos de opinião para os jornais. Fazia amizade com os alunos e queria mudar o mundo com as suas ideias. A tia sempre junto. Professora divertida, carinhosa, inteligente, extremamente generosa. Sempre trabalharam muito. Seus filhos (meus primos) lindos, inteligentes, carinhosos, generosos como os pais. Único defeito da família é serem corintianos. O tio se foi depois de uma batalha contra uma doença degenerativa que lhe tirou a independência motora. A cabeça funcionando como nunca e o corpo sem responder. Que tristeza ele deve ter sentido sem poder se expressar. Sempre tão expansivo, falando tudo o que vinha na mente, sempre com um conselho relacionado aos estudos, a se desafiar, buscar ser sempre melhor. Quando nos tornamos amigos no Facebook, o tio sempre comentava nas minhas divagações. Costumava dizer: siga em frente, Mariana. E eu sentia orgulho de ter meus textos lidos por ele. Creio que são uns 50 anos de amizade entre o tio, a tia e meu pai, que trouxe junto minha mãe. Os engenheiros que seguiram caminhos diversos e se reencontravam de vez em quando para tomar cerveja e bater papo. Interessante pensar que tanto meu pai quanto meu tio tinham muitos irmãos, mas decidiram que iriam apadrinhar os filhos um do outro. Um laço que manteve essa amizade antiga prosperando na distância. Das coisas boas sobre amizade que não se explicam...Vai em paz, tio. Seu descanso é mais que merecido. O exemplo da sua força vai deixar saudade.


Comentários

  1. Maravilhoso texto Mariana, conseguiu expressar nossos sentimentos e amor por nossos amigos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Zio

cistos